16 de maio de 2012

Berthe Morisot


Berthe Morisot, por Édouard Manet

Berthe Morisot (1841 - 1895) foi uma pintora impressionista francesa.
Iniciou a sua formação com os mestres Chocarne-Moreau e Guichard e prosseguiu sob a tutela do pintor Corot. Também teve aulas de escultura com Millet. No ano de 1863 começou a pintar ao ar livre em Pontoise, onde conheceu os pintores Daubigny e Daumier. A esse período de intensa aprendizagem seguiram-se viagens pela Espanha e Inglaterra. Depois de conhecer Manet, posou para ele como modelo e apaixonou-se por Eugênio, irmão do pintor, com quem se casou. Depois de participar da primeira exposição dos impressionistas, em 1874, a pintora iniciou uma série de viagens de estudo pela Itália, Países Baixos e Bélgica. Suas obras foram apresentadas em 1886 em Nova Iorque, e um ano mais tarde na Exposição Internacional de Paris. A obra de Berthe Morisot representa uma reflexão afirmativa da obra de Manet, embora com pinceladas mais longas e suaves, com tendência para a verticalização, numa tentativa de organizar a composição.




A primeira aparição de Morisot no Salon de Paris veio com a idade de 23 anos em 1864, com a aceitação de duas pinturas. Ela continuou a se apresentar regularmente no Salão, com opiniões favoráveis, até 1873, um ano antes da primeira exposição impressionista.
Em 1874, Morisot casada com o irmão de Manet, Eugene, tiveram uma filha, Julie. Julie Manet se tornou o assunto para muitas das pinturas de sua mãe e um livro de suas memórias: O Diário de Julie Manet, publicado em 1987.
Como impressionista doutrinária, bem como um membro da alta burguesia, Morisot pintou o que ela experimentou em sua vida diária. Ela evitou cenas urbanas e de rua, bem como a figura nua e, como sua colega impressionista Mary Cassatt, focou na vida doméstica e em retratos em que ela poderia usar a família e amigos pessoais como modelos. Pinturas como The Cradle (1872), na qual ela representa tendências atuais para mobília do berçário, refletem sua sensibilidade para moda e publicidade.  Seus trabalhos também incluem paisagens, retratos, configurações de jardim e cenas de barco.


Hanging the Laundry out to Dry, 1875







On The Veranda


Eugene Manet and His Daughter at Bougival, 1881



Little Girl Sitting On The Grass


Eugene Manet and His Daughter in the Garden, 1883


Shepherdess Laying


Summer Day, 1879


Chasing Butterflies, 1874


Grain field, Musée d'Orsay


Young Girl with Cage, 1885


Portrait of the Artist's Daughter, Julie Manet


Child Playing in the Garden, 1882


The Cradle, 1872


Rose Trémière, 1884


Girl in a Boat, with Geese 1889


Laerte the Greyhound, 1894


Children With A Bowl


Woman and Child in a Garden 1884


Little Girl In A Garden


Swans 1885


The Dining Room, 1875










2 comentários:

  1. Une belle collection... En ce moment jusqu'au 1er juillet 2012 au Musée Marmottant.
    Gros bisous

    ResponderExcluir
  2. Non conoscevo questi ultimi espressivi lavori di Berthe Morisot.
    A me è sempre piaciuta per la sua delicatezza.Complimenti ,ciao ciao Bianca

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.