19 de abril de 2012

Morteza Katouzian


Morteza Katouzian nasceu em 1943 em uma família de classe média de Teerã. Tragicamente, Katouzian perdeu o pai aos sete anos de idade, deixando-o aos cuidados de sua mãe e irmão mais velho, na época um estudante de direito do segundo ano. Sem nenhum treinamento formal, ferramentas especiais ou incentivo, fora o constante apoio de sua família, Katouzian passou seu tempo livre desenhando e pintando, lentamente, aprimorando seu talento na solidão. "Quando mostrei minhas pinturas na escola, os professores se recusaram a acreditar que eram as minhas obras originais", declarou Katouzian. Mais tarde, ele começou a trabalhar em uma oficina de pintura local, acabou emergindo como um dos talentos da escola de arte contemporânea iraniana. 
Quatro livros de pinturas de Katouzian já foram publicados e muitos de seus trabalhos foram apresentados como posters. Cinco de suas pinturas estão no Museu de Arte Contemporânea de Teerã, e um grande número delas, nas coleções de iranianos e estrangeiros em diferentes países. 
Um dos fundadores do sindicato dos artistas gráficos nos anos que antecederam a revolução, Katouziane coordenou o conselho por 2 anos. Durante uma de suas exposições - 2008 - com mais de 94 obras, em uma cerimônia magnifíca, ele foi premiado com a citação da UNESCO em relação aos seus 50 anos de atividades no campo da pintura e seus 30 anos de ensino a juventude iraniana. Durante os últimos anos, ele participou de várias exposições coletivas e realizou 4 exposições individuais.
"Eu nunca poderia parar de pintar, o meu coração é como um espelho, refletindo a realidade do mundo circundante."





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.