27 de setembro de 2010

Arte popular em destaque



Nova sede da Superintendência do Iphan em Alagoas recebe painéis do Programa Monumenta e exposição de arte popular. A iniciativa celebra a abertura do espaço com o propósito de afirmá-lo como centro de referência cultural de Alagoas.


 
Para celebrar a transferência para sua nova sede em um prédio restaurado no bairro de Jaraguá, em Maceió, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan em Alagoas apresenta mais uma edição da mostra itinerante ExpoMonumenta. Com abertura marcada para esta quarta-feira (29), a exposição é composta por 48 painéis com informações e fotos dos trabalhos de restauração em 26 cidades históricas brasileiras promovidos pelo Programa Monumenta.
A montagem, já apresentada em 22 cidades do país, resume um conjunto de mais de 190 obras em monumentos e espaços públicos realizadas desde 2000. Entre os bens recuperados estão museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas.
Em Alagoas, o programa teve atuação no município de Penedo, onde foram investidos R$ 11 milhões em obras. Alguns exemplos de bens do patrimônio cultural recuperados são a Igreja Nossa Senhora da Corrente, o Mercado Público, o Pavilhão da Farinha, a Casa da Aposentadoria, a Igreja de São Gonçalo Garcia, a Orla de Penedo e as praças Barão de Penedo, Padre Veríssimo, Costa e Silva e Rui Barbosa.
Também foram objeto das ações do Monumenta 20 imóveis privados na área tombada de Penedo. Seus proprietários tiveram financiamento sem juros para a execução de restaurações de fachadas e telhados, adequação das estruturas ventilação e instalações sanitárias internas, estabilização ou consolidação estrutural e recuperação da fiação elétrica, dentre outros exemplos.
Implantado há uma década e com conclusão prevista para 2011, o Programa Monumenta tem como objetivo a preservação de áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano. Trata-se de uma ação estratégica do Ministério da Cultura, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e apoio técnico da Unesco.
Em seu conceito, o programa procura conjugar a recuperação e a preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social. Além das obras, fazem parte de sua estratégia a educação patrimonial, a capacitação profissional, o aperfeiçoamento das políticas de gestão e o estímulo à inserção das áreas recuperadas nas dinâmicas de desenvolvimento econômico e social relacionadas a atividades turísticas e culturais.


Arte popular em destaque
A Invenção da Terra é outra exposição que será aberta na quarta (29) na sede do Iphan em Maceió. A montagem abrange 800 peças do vasto acervo de arte popular da artista Tania de Maya Pedrosa, reconhecido como um dos mais importantes do nordeste. As obras são feitas de diferentes materiais como cerâmica, madeira e telas.
Com a iniciativa, o Iphan pretende estimular uma reflexão sobre o patrimônio cultural como elemento difuso, que ultrapassa o conjunto de bens consagrados como casarões de arquitetura colonial e alcança os saberes populares, constituindo um universo em que a materialidade e a imaterialidade das manifestações culturais se confundem.
Inauguração de obras e novos investimentos no patrimônio cultural
A chegada da ExpoMonumenta a Alagoas coincide ainda com uma agenda de eventos que engloba a entrega de obras de restauração em Penedo, Marechal Deodoro, Piranhas e Maceió, realizadas com recursos de várias origens. Além disso, haverá nas três últimas cidades mencionadas cerimônias de assinatura de Acordos de Preservação do Patrimônio Cultural referentes a um plano de investimento estimado de R$ 180 milhões em ações planejadas para os próximos três anos.


Programação completa

Dia 27, às 18 horas
PIRANHAS  Inauguração da Casa do Patrimônio da cidade + Assinatura de APPC
Local: Rua José Martiniano Vasco, s/n, Centro.
Dia 28, às 16 e às 17 horas
PENEDO Inaugurações do Núcleo de Pesquisa em Educação Ambiental e Patrimonial da UFAL e do Albergue da Juventude
Locais: Praça Marechal Deodoro e Rua Fernandes de Barros.
Dia 29, às 11 horas
MARECHAL DEODORO Inauguração de Ponto de Cultura + Assinatura de APPC
Local: Rua Marechal Deodoro, s/n.
Dia 29, às 19 e às 20 horas
MACEIÓ Inaugurações das novas sedes do Arquivo Público, do Iphan e da Casa do Patrimônio de Maceió + Assinatura de APPC
Local: Avenida Sá e Albuquerque, s/n.
Dia 29, às 20 horas
MACEIÓ Abertura da exposição ExpoMonumenta
Local: Salão de Exposições Temporárias da Casa do Patrimônio de Maceió. Local: Avenida Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá.
Visitação: a partir de 30 de setembro. De segunda a sábado, das 10 às 18 horas. Domingos e feriados, das 12 às 18 horas. Tel: / 0 82 3326-3714.
Dia 29, às 21 horas
MACEIÓ Abertura da exposição A Invenção da Terra
Local: Salão de Exposições Temporárias da Casa do Patrimônio de Maceió. Local: Avenida Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá.

Fonte: Monumenta

Um comentário:

  1. Hola Rosa Maria, me gustaron mucho las últimas actualizaciones de tu blog. paso seguido por aquí, aunque a veces no deje comentário.

    te mando saludos y besos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.